Adeus “Brazil. Visit and Love Us”. A Embratur retoma, na terça-feira, 14/02, a marca “Brasil”, criada em 2005 pelo designer Kiko Farkas, da Máquina Estúdio.
O relançamento acontece em eventos simultâneos em Brasília, em Belém (cidade brasileira candidata à COP 30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas), e no Rio, com uma projeção sobre o Cristo Redentor.
Na explicação dada pela Máquina Estúdio, a marca, que venceu um concurso promovido pela Embratur para dar identidade visual ao setor de turismo brasileiro no exterior, baseia-se em dois conceitos que transmitem brasilidade: “sinuosidade/curva e transparência, simbolizando a sobreposição de culturas, elemento fundamental na formação da identidade brasileira”.
O visual que retorna deverá ser o que o estúdio de Farkas retrabalhou em 2010, a pedido da Embratur, quando foi acrescentado um volume.
As curvas coloridas que se sobrepõem foram citadas como tendo sido usadas como referência em uma polêmica envolvendo, em 2018, uma nova marca do aeroporto do Galeão, criada pela agência Ana Couto (veja link abaixo). Apesar de alegar que a crítica não fazia sentido, o Galeão acabou sendo impedido pela justiça de continuar utilizando a imagem.
Já a identidade “Brazil. Visit and Love Us”, que está deixando a cena, foi apresentada pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, em 2019. Criada internamente, ela levantou uma enormidade de críticas nas redes sociais, não apenas pelo Brazil com z como pelo “love us”, que poderia dar uma conotação sexual à chamada.
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